sábado, 22 de novembro de 2003

MEMÓRIA DE UM HOMEM.
Fazem hoje quarenta anos que John Fitzgerald Kennedy foi assassinado em Dallas. A sua morte, quase sempre atribuída a uma conspiração, e a meu vêr com razão, deverá permanecer por explicar. Mais um daqueles mistérios, que tal como Camarate, ninguém quer ver resolvido.
Foi pena que o tivessem matado. Era um homem ainda jovem que muito poderia ter feito pelo seu país, e consequentemente pelo mundo.
Foi duro quando foi necessário e o seu braço-de-ferro com Nikita Krutchev, sobre a questão cubana, ia-nos custando uma guerra nuclear. Provou que estava certo e por isso ainda estou aqui e a escrever no meu blogue. Anunciou no principio do seu mandato que durante a década de 60 poria um homem na lua. Não o fez porque já estava morto, mas fê-lo o seu legado e Neil Armstrong deixou a sua pégada indelével na poeira do nosso satélite.
Haverá muitas razões para homenagear este homem, mas na fase de baixa auto-estima em que os portugueses se encontram, gostaria de relembrar aqui uma das suas mais célebres frases. Durante o discurso da tomada de posse, JFK fez o seguinte reparo aos americanos: "Não perguntem o que é que o vosso país pode fazer por vocês. Perguntem antes, o que é que vocês podem fazer pelo vosso país!"
Em memória dos 40 anos da morte de um grande homem, gostaria que os portugueses interiorizassem esta frase e fossem à luta, em vez de andarem aí pelos cantos a queixar-se da crise e à espera que alguem resolva os problemas por eles!

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 22 de Novembro de 2003

Sem comentários: