segunda-feira, 15 de dezembro de 2003

WE GOT HIM!
Foi com esta frase singela que Paul Bremer anunciou oficialmente ao mundo a captura de Saddam Hussein. Tinha sido capturado o ditador que decerto ombreará com Hitler, Staline e Pol Pot como um dos grandes assassinos do século XX.
Fiquei espantado com a reacção de muitas pessoas, que acharam indigna a forma de como as imagens de Saddam capturado foram apresentadas ao mundo. Concordo com incómodo provocado pela visão humilhante de um homem apavorado, pouco asseado e desorientado, sendo observado por um médico da mesma forma de como um veterinário observa um cão sarnento, aparentemente indicando que lhe doía um dente. De facto não foi bonito de se vêr!
No entanto é pena que em paralelo não possamos observar as caras de desespero e sofrimento dos milhões de homens, mulheres e crianças que morreram às mãos deste monstro, sem o mínimo dos direitos que pelo menos lhe vão ser assegurados. Se isso fosse possível, penso que ninguém se chocaria com a triste exibição de tamanho animal.
O homem que pediu, exigiu mesmo, ao seu pôvo que lutasse até à morte, entregou-se sem resistência, sem luta e declarando patéticamente que queria negociar as condições da sua rendição.
Foi apanhado como um rato na sua toca, mais nada sendo do que um rato, nem merecendo mais respeito do que um rato.
Nada me chocam as imagens divulgadas: Um médico avaliando as condições sanitárias de um animal.
Afinal, esta imagem vem de alguma forma atestar uma suspeita que sempre tive: Por trás de qualquer tirano sanguinário, esconde-se sempre um pequeno covarde, capaz de se borrar nas calças sempre que que deixa de deter o poder de infundir o terror.
Como já mais de que uma vez afirmei, não tenho qualquer dúvida de que a violência é a arma dos fracos.

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 15 de Dezembro de 2003

Sem comentários: