quarta-feira, 31 de dezembro de 2003

THE "LAST CHANCE" POSTS OF 2003 (II).

Questões que eu evitei abordar.
A discussão, acêsa e politizada sobre a questão da eventual legalização (ou despenalização) do abôrto, ocupou grande parte da intelectualidade política de Portugal. Sobre o assunto, deveras complicado e fratcurante, tentei não opinar. O meu "eu" moral muitas vezes se opôs ao me "eu" racional. A minha pessoa "espiritual" imensas vezes interrogou a minha pessoa "material" acerca de tão delicado assunto.
No entanto, lendo o que se vai escrevendo cá na "terrinha", pasmo em ver que o assunto se começou a pautar em bases meramente científicas, ou seja, quando é que o feto é de facto considerado "gente", quando é que poderá ser tido como uma "pessoa jurídica"?
Continuo sem ter respostas ou convicções que eu considere justas, mas se de facto passarmos a entender que este terrível problema não passa de uma questão científica, tomo a liberdade de citar Fabio Ulanin em relação ao seu post "Pandora":

"Não percebem, mas o império da ciência é o império do mesmo. E, onde tudo se repete com insistência e sofreguidão, quando tudo que temos é o modelo vago de um sentimento que chamam amor – mas que está absolutamente distante do Amor – e que se revela apenas um uso pessoal e egoísta, quando tudo é previsível e previsto por normas falsas – temos não o ceticismo, uma doença do nosso tempo, mas curável com doses maciças de cristianismo, mas o niilismo. O niilismo é a completa falta de perspectivas. Nós abrimos a caixa, mas retemos em seu interior a Esperança. O niilista não só a abriu: arrancou sua tampa e se viu mergulhado no horror profundo e, para suprir sua carência, inventou esquizofrenicamente um mundo materialista no qual todas as coisas obedecem ao padrão laboratorial previsto. Se os fatos não correspondem à experiência, pior para os fatos."

Continuo com as minhas dúvidas, que decerto não terão carácter científico, mas básicamente moral. Se em consciência me perguntarem o penso do assunto, com a maior honestidade e embora quisesse dar uma outra resposta, responderei: Não sei!

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 31 de Dezembro de 2003

Sem comentários: