domingo, 28 de setembro de 2003

UM UNIVERSO ALUCINANTE E ALUCINADO.
Muito provávelmente, as obras mais conhecidas de Philip K. Dick, são as que foram adaptadas ao cinema. "Blade Runner", razoávelmente adulterado, "Total Recall", completamente irreconhecível, e mais recentemente "Minority Report", este de facto mais consentâneo com a obra original.
A obra de Dick é profícua, irregular e muitas das vezes alucinada.
Anos de LSD, de cocaína, de heroína e toda a sorte de drogas, fritaram-lhe literalmente os neurónios, fazendo dele um autor desconcertante.
Confesso que há livros que quase não entendi! Que quando cheguei ao fim, tinha os retalhos de uma manta, mas nem sequer manta tinha. "Ubik" e "Os três estigmas de Palmer Eldritch", são exemplos típicos. São livros fantásticos, com pedaços clarividentes misturados com trechos incompreensíveis. Bom, para ele provávelmente fariam todo o sentido.
Por outro lado, "Valis", ficção de cariz autobiográfico, embora alucinante, é um livro extraordinário e do melhor que tenho lido!
Hoje em dia, quando precorro as livrarias, não descrutino livros de Philip K. Dick nos escaparates e é uma pena, pois são excelentes e alucinantes livros, escritos por um autor genialmente alucinado.

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 28 de Setembro de 2003

Sem comentários: