quarta-feira, 24 de setembro de 2003

COM NOME PARA QUÊ?
Não há de ser hoje que me vou zangar com Joaquim Fidalgo, que tanto tenho elogiado. Em primeiro lugar, por que não teria razão e em segundo, porque foi a pessoa que abordou a questão dos "Blogs" com a maior cautela e bom senso, de todas as que ultimamente têm falado e exigido uma verdadeira "censura" à Blogosfera.
No entanto há algo que penso que JF não se terá apercebido: A questão de ter o nome escarrapachado no Blog não adianta coisíssima nenhuma, senão vejamos: Eu assino como JM, mas se assinasse como João Martins, o que é que isso adiantava? Nada! Deve haver na lista telefónica mais de uma centena de "João Martins".
Por outro lado, os dados que constam no servidor do Blogger, algures lá para a Califórnia, são exactamente os mesmos que qualquer leitor tem, ou seja JM e o E-mail que pode ser utilizado na coluna da direita.
Repare Joaquim, que a única forma de não haver anonimato, real ou virtual, era na introdução escrever algo como isto:
Fulano de tal, morador em tal sitio, telefone nº qualquer coisa, etc... E como convirá, assim não haveria Blogosfera, até porque consistiria numa enorme violação à privacidade que nos é garantida constitucionalmente.
Já agora remeto-o para um post anterior, nesta mesma página, sob o título de "Mas afinal, em que espaço orbitamos nós?" que de certa forma tenta abordar este fenómeno. Não caiamos no êrro de considerarmos a Blogosfera como um simples meio de comunicação. Não é! Os Bloggers poderão ser, e são-no a mais das vezes, verdadeiros anónimos, mesmo com o nome lá escrito em letras garrafais, pois o nome deles nada significa para ninguem, excepto eventualmente para os familiares próximos.
Entretanto lembro também que só lê um blog quem vai à procura dele. Não é como a TV que nos entra pela casa dentro ou como a manchete de jornal exposta numa qualquer banca. É preciso o acto deliberado de clicar ou escrever um endereço na barra do "browser".
Entretanto, tanto quanto consegui descobrir, pelo menos o bisturi faz um comentário ao seu artigo.
Cá por mim continuo a gostar muito dos seus textos!

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 24 de Setembro de 2003

Sem comentários: