sexta-feira, 12 de setembro de 2003

REFLEXÕES SOBRE RAY BRADBURY (II).
Hoje estou muito "Bradburiano".
Estive a ver na RTP 2 um magnífico documentário, já em repetição, em torno da figura de El-Rei D. Manuel II, através das recordações de uma antiga secretária. A senhora terá alguns 100 anos para aí, e contava com indízivel rigôr, graça e charme, pequenos episódios da sua vivência com El-Rei D. Manuel II e Sua Majestade, a Raínha Senhora Dona Amélia.
Eram episódios simples, muito do dia-a-dia, narrados de forma suave e descritiva.
Vem isto a propósito de um delicioso conto de Ray Bradbury, incluído nalguma colectânea e do qual já não me lembro do título.
O conto retratava uma América rural, lá para os anos 50 ou 60 em que um grupo de pré-adolescentes se aventurava nos montes, em brincadeiras e explorações tão próprios dessa espécie de idade da inocência. A dado passo, o mais novo dos rapazes confidenciou ao pequeno grupo que havia descoberto uma máquina do tempo. A incredulidade foi geral e a chacota generalizada. Ele insistiu e foi instado a mostrá-la. Caminharam por montes e vales até um casebre miserável, onde, à soleira da porta, um homem de idade muito avançada, fumava o seu cachimbo de sabugo de milho. Aproximaram-se cuidadosamente e a um sinal do jovem guia sentaram-se à sua volta. O Velho mirou-os interrogativamente e o rapazinho perguntou com os olhos brilhantes: "Conte-nos lá como foi a batalha de Little Big Horn?". O Velho semicerrou os olhos, avivando velhas recordações, e começou: "O dia amanhecera enevoado. O General Custer, montado no seu cavalo branco, mirava a planicie enquanto saboreava uma enorme caneca de café fumegante e aromático..." E assim continuou a sua narrativa, rica, pitoresca e descritiva, testemunho credível de uma vivência real, transportando de forma quase física aquele punhado de jovens para o passado, numa verdadeira viajem no tempo.
Foi assim que me senti ao ouvir hoje as histórias da senhora que em tempos foi a secretária de El-Rei D. Manuel II e de Sua Majestade, a Raínha Senhora Dona Amélia.

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 12 de Setembro de 2003

Sem comentários: