segunda-feira, 6 de outubro de 2003

UMA QUESTÃO REAL.
Deixei passar o 5 de Outubro caladinho, a ver no que davam as coisas. Devo esclarecer de que sou um monárquico convicto, com base política e cultural, não me deixando levar por certo folclore em que por vezes a Causa Real se deixa envolver.
Não me vou aqui alongar em explicações acerca da minha opção política, das minhas razões intelectuais, já que não me parece o forum indicado para o fazer.
Apraz-me aqui referir a posição expressa por Nova Frente. O facto de haver uma chamada Família Nacional, insere-se numa lógica de distanciamento partidário que só me parece saudável. Quanto ao que diz Mata-Mouros, não me surpreende. Quase 100 anos de intoxicação republicana, com todo o cortejo de argumentos idiotas, tais como previlégios da aristocracia, etc..., não deixam muita margem de manobra. Por outro lado, acho que uma instituição que durante 800 anos, defendeu as fronteiras, projectou Portugal no mundo e que foi tristemente ferida de morte por um boçal Buíça, merecia um pouco mais de respeito. Bastava dizer que a sucessão se fazia por "via uterina". Era de mau gosto, mas de alguma forma rigoroso. Agora "via urinária", é um nojo e um bocado ordinário.
Está por provar que benefícios trouxe a republica. O inicio foi a desgraça que foi e desembocou no Estado Novo e o 25 de Abril, apesar do inegável valôr da liberdade, a história ainda terá de fazer o seu julgamento.
Quanto a liberdade, eu como monárquico, estou formal e constitucionalmente impedido de exercer o meu direito de escolha acerca do tipo de regime em que acredito.
Quanto a liberdade, estamos conversados!

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 6 de Outubro de 2003

Sem comentários: