quinta-feira, 30 de outubro de 2003

A NEURA DO COSTUME.
Nesta altura do ano, bem próximo do meu aniversário, costuma instalar-se na minha "tola" uma valente neura. Para ser mais correcto, uma neura de merda.
Toda a gente que me rodeia e que gosta de mim exorta-me a combatê-la, mas se isso fosse possível, então eu não estaria com a neura.
Não será muito fácil de explicar o que se passa comigo nesta altura, mas é facílimo de compreender.
Trata-se de uma neura doentia, com uma componente vincadamente andropausica e que eu já assumi como inevitável, e no fundo, quase imprescíndivel.
Há um certo período da nossa vida em que já não somos novos, mais ainda não somos velhos. É assim uma sensação de não ser nem carne nem peixe: É demasiado tarde para encarar com seriedade os projectos que foram permanentemente adiados, e é demasiado cêdo para desistir liminarmente deles.
É um tempo difícil! Trata-se de um tempo de inseguranças negadas e de seguranças afirmadas, qualquer das situações desprovida de verdadeira convicção.
Nestas alturas, costumo fechar-me na minha casca, implicar com o maior numero de pessoas que me é possível e lutar desesperadamente contra a auto-comiseração que me tolda o horizonte, tão nêgra como uma frente meteorológica, daquelas que põe os cabêlos em pé à nossa protecção cívil e decretam o estado de emergência.
Enfim... Crise da meia idade? Medo de sêr incluído, estatísticamente, nos insípidos programas de turismo sénior? Espanto por me aperceber que qualquer dia os meus netos têm a idade que eu penso ser ainda a das minhas filhas?
Não sei! A única coisa que sei é que é um estado de espírito muito "filho da puta" e que me moi o juízo e o juízo dos que me rodeiam.
Relembrando o inesquecível Bob Hope, começo a ter a consciência de que já vou começando a ter mais despesa com as velas do que própriamente com o bôlo de aniversário.
Desculpem-me lá o desabafo, mas na realidade é uma merda de estado de espírito, que, como em todos os anos, acaba por passar.

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 30 de Outubro de 2003

Sem comentários: