segunda-feira, 17 de setembro de 2012

EÇA: ADIVINHO OU SÓ BOM OBSERVADOR?


Sou um admirador incondicional, quase furioso, de Eça de Queiroz.
Ainda hoje, tantas décadas passadas sobre as minhas primeiras leituras, rio com gosto da crítica mordaz e viperina que ele faz da sociedade portuguesa, pois na realidade, tudo aquilo que ele escreveu continua a servir como uma luva ao nosso país e à sociedade que o povoa.
Há tempos circulou na "net" uma caricatura do escritor a ilustrar uma das suas frases mais divertidas: "O governo não cai porque não é um edifício, sai com benzina porque é uma nódoa!"
Et voilá! (como diria Eça no seu geito meio afrancesado) Nada mais adequado à presente situação política do nosso país.
Numa linha mais séria, mais preocupada mesmo, Eça produziu esta preciosidade de análise política e social no primeiro número de "As Farpas", há mais de 130 anos:

«O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida.
Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. (...)
O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. (...) A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte: o país está perdido!»
Eça de Queiroz, 1871

Será que o escritor tinha dons premonitórios que lhe permitiriam fazer uma quase adivinhação do que passaria neste Portugal do Sec. XXI?
Infelizmente não me parece que assim seja. De uma forma muito objectiva sou obrigado a reconhecer que, para além do génio e do humor de Eça de Queiroz, se esconde uma trágica e dramática realidade: Portugal não evoluíu nada, mas mesmo nada, nos ultimos cento e trinta anos.
Cristalizado no tempo, o País arrasta-se penosamente na direcção de uma miragem chamada Europa que como todas as miragens parece afastar-se cada vez mais, à medida que se tenta caminhar na sua direcção.
As gentes, gemebundas e pessimistas, vituperam os governos como se a culpa de eles lá estarem não fosse sua. Queixam-se da sua pobre condição de Portugueses como se essa condição não fosse o fruto colhido da sua inépcia e preguiça. Em última análise queixam-se de si próprios, arranjando mil desculpas e nenhuma responsabilidade.
Será que esta "sopa" europeia que, sinistra e meticulosamente, se prepara nos misteriosos corredores de Bruxelas não funcionará como a benzina e apagará de vez esta nódoa encardida em que se tornou a sociedade portuguesa?
Apenas uma questão de fé me impede de acreditar em semelhante desfecho, e o mesmo se passou com Eça, que criticando ferozmente a sociedade portuguesa sua contemporânea, acabava sempre por defendê-la e descupá-la, por vezes até carinhosamente.
"Devemos sempre falar patrióticamente mal as línguas estrangeiras", afirmava ele na finura da sua ironia.
Entretanto por cá continuamos cristalizados, parados no tempo, à espera que um factor externo à nossa vontade, que qualquer "D. Sebastião" ou, quem sabe, que um milagre divino nos ajude finalmente encetar um caminho de progresso.
No fundo, como cantava a fadista: "Tudo isto é triste... Tudo isto é Fado!"

Sem comentários: