quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

O MENINO PEDRO NUNO DEIXOU DE BRINCAR AOS AVIÕEZINHOS

Afinal, o Menino Pedrinho fez uma birra e deixou de gostar de brincar aos aviõezinhos, mas não sem antes, num acesso de fúria, ter dado cabo dos seus antigos brinquedos prediletos.

De uma forma irónica, até algo trocista, esta seria uma das formas de explicar a imensa turbulência que varreu aquela tal "Companhia de Bandeira" - diria eu que a bandeira deveria ser a dos Contribuintes Portugueses - que já absorveu por volta de 3.400M€ e que duvido que se fique por aí.

Esta gente que actualmente governa Portugal em maioria absoluta, arrogante, pesporrente e incompetente, sobre os desmandos que já ditaram 11 demissões de governantes em apenas 9 meses de mandato, não patenteia nenhum tipo de remorso pelas suas más decisões e apenas se enfurece pelo facto de se ter deixado apanhar com a boca na botija.

O caso de Alexandra Reis foi verdadeiramente paradigmático, pois teve a virtude de alertar os Contribuintes para o nível de salários e mordomias que se praticam na Companhia Aérea, bem como o excessivo número de cargos directivos com acesso a essas fabulosas prebendas. Dir-se-ia assim à 1ª vista que se quiséssemos reformular a composição dos quadros directivos, tomando como base o milhão e meio de Euros que Alexandra Reis pretendia receber de indeminizacção, então não sobraria nenhum dinheiro dos Contribuintes para operar a frota da TAP.

Ora não me passa pela cabeça que toda esta confusão e outras potenciais confusões se tivessem passado sem que Pedro Nuno Santos, o ex-Ministro-Estrela(!) do PS tenha tido conhecimento destes extrordinários acontecimentos! Entretanto Alexandra Reis foi colocada na Presidência da NAV e a seguir é nomeada Secretária Estado do Tesouro (de onde já se demitiu) e fica assim a exercer a tutela conjunta da TAP com o Secretário de Estado das Infraestruturas, também já demitido.

Qualquer pessoa com dois dedos de testa jamais acreditará, que nem Pedro Nuno Santos nem Fernando Medina ignoravam todo este enorme trambique, sendo que urge perguntar a este último qual foi a razão da nomeação de Alexandra Reis, de onde a conhecia, quem os apresentou, porque não perpassou sequer os olhos pelo seu CV, etc...

Esta história não está mal contada; está péssimamente contada e terá de ser esmiúçada até ao seu âmago pelas oposições, comunicação social e até meros cidadãos, pois seria terrível aceitar o simplismo que Costa quer imprimir a este caso, como tem sido seu hábito, nomeando um  novo ministro - curiosamente arrebanhado no refugo Socrático - e com a maior desfaçatez dizer que "está tudo resolvido", pois não está, aliás está muito longe de o estar.

Todo este fado seria menos trágico se dispuséssemo de um PR com qualidade e autoridade, mas para cúmulo dos azares, a figura que ocupa o cargo deverá ficar para a história como o pior Presidente da República do Portugal Democrático, tendo-se tornado um aliado estratégico do 1⁰ Ministro, desistindo liminarmente de exercer a fiscalização do regular funcionamento das instituições, o que a juntar à manifesta e visível incompetência de António Costa, prefigura um futuro dramático para Portugal, violentamente agravado pela actual conjuntura internacional.

Assim, é com a maior das angústias que sou obrigado a concluir, que com gente desta Portugal não passará da cêpa torta, e assim pela 1ª vez na História deixaremos à  nossa descendência um país muito pior do que aquele que nos legaram os nossos ascendentes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sempre achei que o povo acorda quando alguém lhes mete a mão ao bolso mas pelos vistos nem assim...é roubar, aldabrar á vontadinha. Essa dupla, PR e PM é realmente azar😖