domingo, 11 de dezembro de 2022

O SONHO DOS DESVALIDOS

 Na ressaca da derrota sofrida às mãos de uma equipa Marroquina, que pese a eficácia pratica um futebol bem feio, todas estas emoções foram azedadas por uma campanha pusilânime que foi desenvovida em torno do melhor futebolista do Mundo - falo evidentemente de Cristiano Ronaldo.

Ao ler as várias opiniões e observando fotografias, parei nesta com a sensação de que a fotografia, embora me comovesse pela sua singela ingenuidade, continha ali uma mensagem que urgia descodificar.

Uma criança Africana, aí de uns 4 ou 5 anos, na falta de uma camisola fizera pintar com tinta branca na sua pele cor de ébano o n⁰ 7 e a palavra Ronaldo.

E de repente fez-se luz: Aquela criança, um dos milhões de desvalidos deste mundo, decidira viver um pouco de um sonho improvável.

Cristiano fora um menino como ele, pobre, nascido numa ilhota no meio do Atlântico, a quem estatística pura e dura retirava qualquer esperança de ter um destino diferente dos outros meninos da sua rua, condenados à pobreza, senão à indigencia.

Só que Ronaldo descreu da estatística, e com uma  vontade férrea jurou a si próprio que queria ser o melhor futebolista de sempre.

Embarcou sózinho com 13 anos para Lisboa e pela mão do Sporting Clube Portugal, iniciou então aquilo que a história nos conta, uma carreira brilhante, plena de trabalho e sacrifícios, até atingir o topo dos topos, cumulado de honrarias, prémios e abundância.

É esta história e este exemplo que sobressaem da pintura nas costas desta criança. Algo que lá no fundo lhe diz que mesmo nas dificeis condições e adversidades que Ronaldo enfrentara, afinal não era impossível conseguir sublimar a sua condição de desvalido e obter o sucesso e as regalias que lhe são adjacentes, pois alguém já o tinha feito antes e desbravara um caminho de que pelo menos provou que existia.

É curioso observar as massas de adeptos, nos estádios e fora deles, a quantidade de crianças com a camisola que ostenta o orgulhoso n⁰ 7 e a palavra "Ronaldo".

Sim, Ronaldo é o ídolo indiscutido de milhares de crianças e jovens de todo o mundo, um ídolo  virtuoso que os inspira e faz soar nos seus subconsientes uma campaínha que lhes lembra que há um caminho, um caminho duro mas possível, e o seu exemplo é a prova disso.

É pois essa a mensagem de esperança que consola os mais frágeis, e que leva uma criança nos confins de África a pintar nas costas o n⁰ e nome do seu ídolo, e quem sabe, a inspirá-lo a alterar um destino trágico que aparentemente já estava traçado.

Independentemente de o futebol ser aparentemente algo de importância relativa, acaba por assumir neste caso, uma dimensão da maior relevância.

Obrigado Ronaldo por teres demonstrado que afinal tudo é possível e de que há sonhos que podem transformar o mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo absolutamente, 100%! Não só é o melhor futebolista de sempre como também é o mais generoso:
Cristiano Ronaldo Tops the List of the 20 Most Charitable Athletes in the World. Say what you will about Cristiano Ronaldo, but no one can deny his generosity. Viva o Ronaldo!!