terça-feira, 23 de junho de 2015

HIPOCRISIAS...

Texto escrito em  26.07.04

Infelizmente, ao longo da minha vida tenho sido confrontado com grandes hipocrisias.

Aqui há uns anos, no decorrer da minha actividade profissional, foi-me solicitado por certa senhora a execução de trabalhos de jardinagem em sua casa. Tratava-se de pessoa conhecida na nossa ridícula "society", nome sonante, com voluntariado conhecido e militante em várias instituições e senhora de uma respeitável fachada moral.

Como é comum nestes casos, enviei um jardineiro e um ajudante, dado o trabalho ser o adequado a esse tipo de equipa. Resta apenas acrescentar que o ajudante em causa era um jovem deficiente, a trabalhar comigo há já muitos anos, extremamente esforçado e aplicado, apesar das limitações específicas derivadas da sua deficiência.

Pouco tempo depois recebi um telefonema da cliente, que constrangida me pediu para substituir jovem deficiente. Afirmou que achava meritório que eu desse emprego a "esta gente", mas que em casa dela não dava pois "as crianças ficavam impressionadas."

Neguei-me terminantemente a fazer-lhe a vontade e o contracto terminou logo ali!

De tempos a tempos lá vou vendo a dita senhora, nos seus sociais "voluntariados", sendo entrevistada aqui e ali sobre a melhor maneira de ajudar o próximo (!).

Veio-me hoje esta história à cabeça após ter lido uma notícia no jornal "Público" acerca de umas pessoas que tentam combater por todas as formas e meios, uma pequena alteração num Centro para deficientes motores, destinada a dar-lhes mais conforto e operacionalidade, em suma, dar-lhes um pouco de qualidade de vida que infelizmente a vida lhes não deu. Invocando os mais mirabolantes argumentos que vão desde a violação do Plano Director Municipal (se fosse para fazer uma garagem para guardar o carro já o Plano Director decerto não interessaria) até à hipotética desvalorização das suas casas, tudo têm feito para, por trás de argumentos aparentemente objectivos, se eximirem à única razão realmente verdadeira: Os deficientes incomodam a sua pacata e burguesa existência!

Por acaso moro perto do local, conheço bem o Centro em questão, algumas pessoas que lá trabalham e alguns deficientes que lá habitam. Conheço também alguma da vizinhança que tanta sanha tem mostrado em relação ao projecto, e tal como a senhora da situação anterior, é tudo boa gente, solidária e bondosa... Desde que seja longe, é claro!

As obras foram legalmente autorizadas, as tentativas de embargo inviabilizadas por várias instâncias e mesmo assim, esta boa gente, amiga e solidária, afirma sem vergonha que recorrerá aos tribunais se necessário for.

Deus lhes dê muita saúde!

Se tiverem idade para ter filhos, que não lhes saia nenhum com uma deficiência. Se essa idade já tiver passado, não se esqueçam dos netos... Pois nunca saberemos o que o destino nos reserva!

Hipocrisias!

Bons cidadãos, conscientes, solidários, contribuintes de instituições e no entanto incapazes de conviver com o incómodo e a crueza do sofrimento alheio.

Nota:
Para que não fiquem dúvidas, a instituição visada por estes modelares cidadãos, que constituem a Associação de Moradores de Nova Oeiras, é o Centro Nuno Belmar da Costa e pertence à Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral.

Sem comentários: