terça-feira, 13 de janeiro de 2004

FALANDO DE MOLUSCOS.
Acerca do meu post Preplexidades (I), acabou por se gerar um pequeno duelo Portugal-Brasil acerca de política interna brasileira. A coisa foi complicada (será que já acabou?) metendo pelo meio uma pequena discussão de sistemática zoológica em que se discutiu se a lula seria um molusco ou um cefalópode (afinal é ambas as coisas!).
Confesso que tenho seguido de longe a política interna brasileira, mas não posso deixar de me lembrar de que quando saí de S. Paulo, de regresso à Mãe Pátria, após sete anos de trabalho e vivência, despontava Luis Inácio “Lula” da Silva como figura de prôa das primeiras greves dos metalúrgicos surgidas no ABC, zona industrial de S. Paulo.
Passados estes anos, Lula tornou-se na Cinderella da esquerda bem-pensante europeia. Imagine-se, um operário, sem formação académica, consegue chegar ao mais alto cargo da nação! Fantástico! A democracia a funcionar em pleno! Etc... Já o mesmo acontecera a Lech Walesa na Polónia, mas parece que ninguem se lembra do assunto pois o homem não era lá muito dado a socialismos...
Assim, temos então uma Cinderella (um pouco barbuda para meu gosto!), adulada pela elite políticamente correcta da nossa decrépita europa e em declínio de popularidade no seu próprio país, o que era inevitável. Cadê a “fome zero” e a defesa dos sem-terra e mais não sei quantas promessas?
De facto, como alguém sugeriu, Lula não é um êrro de casting! O verdadeiro êrro está no guião escrito pela esquerda brasileira, que como qualquer outra esquerda, é completamente ineficiente. Um mau actôr para um filme série B, seria como eu poderia definir Luis Inácio "Lula" da Silva no actual contexto.
Agora, como a qualquer Cinderella que se preza, pouco mais lhe parece restar do que aguardar que soem as doze badaladas da meia noite e o coche dourado onde ele pensou ter embarcado, vire uma abóbora e o pôvo brasileiro passe a ter a verdadeira consciência de quem colocou no poleiro.

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 13 de Janeiro de 2004

Sem comentários: