segunda-feira, 19 de janeiro de 2004

AINDA A LIBERDADE RELIGIOSA.
Ontem de manhã, no remanso do acordar, vi na NTV um programa chamado, salvo êrro, "Revista da imprensa", no qual Joaquim Fidalgo, a quem eu costumo chamar um bom jornalista bom, tece comentários acerca das principis manchetes da nossa imprensa.
Dado que houve mais manifestações contra a rídicula proibição de utilização de símbolos religiosos nas escolas francesas, o nosso Joaquim Fidalgo, ao ser inquirido sobre o que achava, com a sa habitual lucidez, comentou o assunto de uma forma exemplar. "É preciso ensinar a tolerância nas escolas" afirmou ele " e isso não pode ser feito escamoteando o que diferencia as pessoas". De facto, de que serve proíbir as meninas de usar a cabeça coberta na escola se ao saírem para a rua, elas de imediato se cobrirem? Concordo com Joaquim Fidalgo: Só se pode promover a tolerância ensinando a aceitar e respeitar as diferenças e estas só podem ser aceites e respeitadas se estiverem à vista e não escondidas.
A presistirem estas atitudes, de cariz profundamente jacobino, não será de admirar que as comunidades árabes comecem a criar as suas próprias escolas, iniciando assim um pergosíssimo processo de auto-segregação, que poderá transformar rápidamente essas escolas em autênticas "madrassas", verdadeiros ninhos ideológicos onde se origina o caldo de cultura que dá corpo a todos os fundamentalismos.
Numa época em que o terrorismo paira sobre as nossas cabeças como uma espada de Damócles, seria bom termos a lucidez de pensar e pesar bem as nossas atitudes e decisões acerca de matérias tão sensíveis como esta.
Deus nos ajude!

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 19 de Janeiro de 2004

Sem comentários: