segunda-feira, 24 de novembro de 2003

REFLEXÕES SOBRE DEUS (II).
Sem grande surpresa minha, confesso, o post anterior suscitou um grande numero de "bengaladas", todas elas pretinentes e respeitáveis. Seria díficil responder a cada uma, de forma personalizada e individual, por isso resolvi voltar ao assunto.
Reconheço que a minha soberba díficilmente me permite assimilar o maravilhoso mistério da fé. Ao ler o post anterior, a minha mulher, bafejada por esse dom, apenas replicou:" Tu complicas as coisas. É tudo muito mais fácil." e deve sêr.
As reflexões feitas anteriormente não pretendiam questionar as intrepertações que cada um faz do Criador e dos seus desígnios.
Como muito bem afirma Fabio Ulanin, cada vez que a ciência tenta explicar Deus, parece alguém que esqueceu a "password" e recebe de volta a clássica resposta:"Password incorrecta. Tente outra vez."
No fundo, a ideia que eu quis exprimir estava profundamente associada à complexidade do conceito de Deus, na sua vertente filosófica e científica para quem não tem a felicidade de ser suficientemente humilde para aceitar a simplicidade de uma verdade dogmática.
Na realidade, de que serve têr um moderníssimo emissor de FM se para o escutar só existirem velhos rádios de AM? Há que alterar os circuítos, as antenas, os transistores e todos os seus componentes para que se possa escutar a magnífica emissão em FM.
Por isso, insisto, que para quem não tem a ventura de ser bafejado pelo dom da fé, acreditando que há qualquer coisa de transcendente acima da nossa breve existência, díficil será não especular no sentido de encontrar respostas.
Como na parábola do Filho Pródigo, Deus criou-nos, lançou-nos na vida e espera agora que de alguma forma retornemos de modo a que possa matar o vitelo mais gordo para festejar o nosso regresso.

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 24 de Novembro de 2003

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite aqui de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. Deste lado Diogo Garcia Ribeiro, que ao pesquisar sobre como caçar jacarés encontrei um texto sensacional a respeito da sociedade que vivemos e muito mais outros texto, que agora estou a ler. Parabéns por pensamentos e idéias tão genuínas e interessantes. Ganhastes mais um leitor, acredito ser o de número 10000001 ;)
Fica aqui o meu agradecimento por tão belas palavras, textos. Grande Abraço!