terça-feira, 12 de agosto de 2003

DIÓGENES REVISITADO.
Hoje o Publico deu-me uma grande alegria, ao publicar um texto, com origem no "Le Monde", creio eu, sobre o meu filósofo favorito: Diógenes, o Filósofo Maldito!
Coerente, "homeless" por opção, vagueava por Atenas com uma lanterna na mão, proclamando que procurava um "Homem". Vivia numa barrica, como um asceta, provocava tudo e todos e fazia realmente o que lhe apetecia: Urinava se tinha vontade e masturbava-se em público, dizendo que seria óptimo se fosse tão fácil matar a fome como ele matava o desejo.
Quando Alexandre, O Grande chegou a Atenas quis conhecer o filósofo. Indicaram-lhe o local onde estava a sua barrica, Alexandre aproximou-se, com grande aparato, acompanhado de numerosa escolta e perguntou a Diógenes: "Sabes quem eu sou?". Resposta do ancião: "Não sei nem me interessa, a única coisa que me preocupa é que estás a tapar o meu sol."
Enfim... Pobre Diógenes se tivesse vivído nos tempos modernos: Se não tivesse ainda sido prêso, estava de certeza internado numa instituição para doentes mentais.
Tal avançado o nosso conceito de Liberdade!

Diário de Bordo da Nave Espacial "Terra" - Tempo Estelar da Nova Era - 12 de Agosto de 2003

Sem comentários: